Você sabia?? Uma alimentação equilibrada pode reduzir o risco de câncer de mama em 20%

Não é segredo para ninguém que manter uma alimentação equilibrada auxilia na saúde de todo o corpo.

💗Porém, você sabia que esse bom hábito também ajuda a prevenir o câncer de mama?

Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) apontou que a obesidade (uma doença que pode ser gerada pela má alimentação) está diretamente ligada ao maior risco de desenvolver tumores nos seios.

O médico mastologista e um dos realizadores do estudo, Ruffo de Freitas Júnior, explicou que uma alimentação saudável pode reduzir em 20% as chances da doença.

🥗“Hábitos saudáveis incluindo uma dieta mediterrânea (rica em peixes ou proteínas animais com baixa gordura, castanhas, folhas, frutos, cereais e óleo de oliva), reduzem em aproximadamente 20% o risco de câncer de mama”, esclareceu ele.

❌Porém, é importante ainda conhecer os outros fatores de risco para o câncer de mama:

  • Ser fumante;
  • Sedentária;
  • Fazer terapia hormonal (esse tratamento precisa ser realizado com o acompanhamento e análise médica);
  • Ter histórico familiar de câncer de mama, principalmente com a mãe e irmãs afetadas.

Outro ponto é que as mulheres com mais de 50 anos estão na faixa etária de maior risco. No entanto, Ruffo de Freitas alertou que está sendo observado um aumento de casos em pacientes a partir de 30 anos, justamente pelos cuidados inadequados com a saúde.

Por isso, a mamografia é indicada a partir dos 40 anos. Esse exame consegue identificar nódulos pequenos em seus estágios iniciais. Assim, as possibilidades de cura são maiores.

Já a respeito do uso de anticoncepcional, que gera muitas dúvidas, o mastologista afirma que há um registro baixo de riscos para o câncer de mama, de aproximadamente 10%. “Não obstante, os benefícios são tão maiores, mesmo para as mulheres que apresentam história familiar de câncer de mama, que o seu uso não deve ser inibido por esse pequeno aumento do risco”, acrescentou ele.

💗Você está com seus cuidados contra o câncer de mama em dia? Marque uma consulta médica e coloque a sua saúde em primeiro lugar.

Facebook
Twitter
LinkedIn