INFORMATIVO SINDIMAGEM:ULTRASSONOGRAFIA DE MAMAS E AXILAS

Goiânia, 27 de maio de 2024

ULTRASSONOGRAFIA DE MAMAS E AXILAS

ATENÇÃO!!!! Associação Médica Brasileira – AMB emitiu um parecer informando que a valoração da ultrassonografia mamária (4.09.01.11-4 – US Mamas) não engloba a avaliação das axilas.

Dessa forma, nos casos em que a avaliação das mamas e das axilas for solicitada pelo médico assistente, devem ser utilizados os dois códigos disponíveis na Tabela CBHPM (ou similares):

•          Referentes às mamas (4.09.01.11-4 – US Mamas);

•          Referentes às axilas (4.09.01.21-1 – US Estruturas superficiais – cervical ou axila ou músculo ou tendão)

OBSERVAÇÕES:

•          Esse código refere-se apenas a 1 axila, portanto se o médico pedir AXILAS a operadora deverá autorizar 2 US Estruturas superficiais.

•          As Operadoras seguem o pedido médico, portanto, antes da realização do exame, devemos nos atentar a esta observação. Verificando o erro, informe ao paciente que foi liberada apenas 1 axila e como o pedido descreve axilas, será verificada a liberação junto à Operadora para que sejam realizados lado direito e esquerdo.

•          Ao agendar o exame, questione o paciente sobre o pedido, dessa forma os erros/prejuízos poderão diminuir.

Atenciosamente,

Equipe Sindimagem