Realizada na sede do Sindimagem, na manhã de 9 de março, a palestra “Núcleo de Segurança do Paciente” foi um sucesso e contou com a participação expressiva de representantes de clínicas filiadas.
O tema foi abordado pela enfermeira Judith Andrade Melo, que é pós-graduada em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, tem residência pela Universidade Federal da Bahia, é ex-presidente da Associação Baiana de Controle de Infecção e consultora da Aleph Consultoria.
Aberta a administradores, coordenadores, enfermeiros e todos os envolvidos com a implantação e continuidade da manutenção do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), a palestra abordou a RDC Nº 36/2013, que institui a criação do NSP.
Obrigatório nas instituições de saúde, o NSP deve promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, visando fortalecer a qualidade e a segurança assistencial. Também são funções do NSP a integração dos setores e a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam em riscos ao paciente.
Palestras como essa fazem parte do calendário educativo do Sindimagem, voltado para os filiados. E amanhã, 15, tem mais: das 14 às 17 horas, na sede do Sindimagem, Dagoberto Luiz Susana Costa vai falar sobre a Resolução RDC Nº 611, de 9 de março de 2022.
Trata-se da norma que substitui a RDC 330, de dezembro de 2019, trazendo mudanças importantes para o setor da saúde, no sentido de garantir a qualidade do diagnóstico e eficácia de procedimentos e equipamentos de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas com o máximo de proteção.