Colaboradores de instituições filiadas participam de curso sobre excelência no atendimento promovido pelo Sindimagem

Com a participação expressiva de profissionais de estabelecimentos filiados, o Sindimagem promoveu, no dia 11 de agosto, o curso “Atitudes e comportamentos para excelência no atendimento”. Aberto a recepcionistas, telefonistas, secretárias e atendentes, o curso teve como palestrante a psicóloga Graziella Rebouças Nogueira, que ressaltou vários aspectos das relações humanas presentes neste contato entre os colaboradores e os clientes de instituições de saúde.

Para ela, foi uma grata surpresa ver um número expressivo de participantes atentos ao curso e compartilhando suas expectativas pessoais e muitos pontos em comum, como a busca por mais conhecimento, por melhoria como profissionais, por  aprendizado sobre como lidar com os desafios diários na relação com o público e pela humanização do atendimento.

Ela explica que lidar com o atendimento ao público implica pensar nas relações humanas, na qualidade da maneira de se relacionar. Por isso, foi destacado no curso que existe uma complexidade nas interações interpessoais considerando a individualidade das pessoas, mas também a diversidade que elas apresentam. “O melhor caminho para entender um pouco melhor o outro é buscar primeiro entender a nós mesmos, mantendo uma relação intrapessoal, de autoconhecimento” aconselhou a palestrante.

Graziella observou que não podemos controlar o outro, mas precisamos aprender a ter autocontrole e administrar atitudes e comportamentos provocados pela relação com o outro. Ter melhor domínio dos próprios sentimentos e emoções ajuda as pessoas a agir de modo mais conciliador, reduzindo possíveis conflitos na rotina de trabalho e nas relações diárias.