Clínicas filiadas ao Sindimagem participam de reunião online sobre Acreditação PADI

Evento promovido em parceria com a Soquasa orienta instituições de diagnóstico por imagem sobre processo de certificação que reforça qualidade, segurança e sustentabilidade nos serviços

Na manhã desta sexta-feira (19), clínicas filiadas ao Sindimagem participaram de uma reunião online especial organizada pelo Sindicato em parceria com a Soquasa, com foco na apresentação detalhada do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI).

No encontro, Letícia Salomão e Danielly Soares, da Soquasa, orientaram os participantes sobre os requisitos e etapas necessárias para obter a certificação, que é promovida pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Letícia Salomão destacou que a norma PADI está em processo de revisão e devem ser incorporadas novas diretrizes alinhadas às tendências internacionais. Entre elas, a valorização da sustentabilidade e da jornada do paciente, desde a escolha da instituição até a entrega do laudo médico. “Portanto, as clínicas devem estar atentas ao processe de assistência ao paciente, à sua jornada na instituição, e à sustentabilidade financeira, ambiental e organizacional”, explicou.

Durante sua apresentação, Letícia detalhou o passo a passo para a conquista da acreditação. A primeira etapa envolve a verificação da elegibilidade da clínica, com análise da documentação da empresa. Após essa fase, é necessário o cadastro da instituição no site do CBR. As clínicas filiadas ao Sindimagem que aderirem ao Projeto Padi Acredita terão benefícios exclusivos, fruto da parceria entre o Sindicato e o CBR.

O processo inclui ainda o envio de imagens laudadas para análise, auditoria interna, visita técnica à clínica e, se necessário, o encaminhamento de tratativas para correção de não conformidades. Uma vez cumpridas todas as etapas, a clínica é considerada acreditada e passará a ser submetida a auditorias anuais de recertificação, pois a certificação tem validade de três anos.

A especialista também abordou os processos gerenciais e assistenciais envolvidos na preparação para a acreditação, incluindo a importância da capacitação das equipes para garantir a segurança do paciente.

Danielly Soares, também da Soquasa, explicou que a empresa já oferece um desconto de 15% em serviços aos filiados ao Sindimagem e que, com o Projeto Padi Acredita, condições ainda mais vantajosas serão disponibilizadas. “As clínicas podem contratar apenas o diagnóstico para entender em que fase estão no processo de acreditação ou contar com assessoria completa até a obtenção da certificação”, afirmou.

O superintendente do Sindimagem, Khery Souza, reforçou a relevância da acreditação como um diferencial estratégico para as clínicas. “A certificação ajuda a clínica a aperfeiçoar seus processos, melhorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados, além de fortalecer nosso posicionamento nas negociações com operadoras de planos de saúde”, destacou.

Facebook
Twitter
LinkedIn