Aleph Consultoria e Sindimagem abordam a importância da acreditação para as clínicas de diagnóstico por imagem

“Quando se fala em acreditação, a palavra de ordem é segurança”. A afirmação foi feita ontem, 23, pelo vice-presidente do Sindimagem, Renato Daher, durante a live promovida pelo Sindicato e a Aleph Consultoria e que abordou as certificações de qualidade aplicadas a clínicas de diagnóstico por imagem.

Segundo ele, desde a visita diagnóstica, no início do processo, a empresa já pode começar a implantar mudanças que vão resultar em mais segurança para pacientes, corpo clínico e colaboradores e na melhoria da qualidade dos serviços prestados.

A Ceo da Aleph Consultoria, Patricia Prioto, também ressaltou ser a segurança o maior ganho das instituições que implantam processos de acreditação. “E quando ganham em segurança, os outros benefícios vêm”, disse, ressaltando que a melhoria da remuneração dos serviços prestados por instituições acreditadas, embora ainda não seja uma prática de todos os compradores de serviços, é uma tendência do mercado.

Patricia explicou que há várias acreditações internacionais e nacionais e destacou as certificações feitas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que é voltado exclusivamente para as clínicas radiológicas.

Inicialmente, de acordo com Patricia Prioto e Renato Daher, a implantação da acreditação gera custos para as instituições, mas os resultados financeiros vêm de várias formas, como a melhoria da imagem da clínica no mercado, a adoção de processos operacionais que reduzem gastos, evitam retrabalho e melhoram a gestão e o aumento da credibilidade entre os clientes. “Não é o dono falando que a clínica é boa, mas uma instituição séria e isenta atestando a qualidade dos serviços”, enfatizou Renato Daher.

O vice-presidente ressaltou que o Sindimagem sempre prezou pela qualidade e ao abordar esse tema busca levar mais informações sobre o assunto aos filiados e estimular a busca da certificação. Atualmente, Goiás conta com quase 15 clínicas acreditadas ONA.

O custo médio de um processo de acreditação, a importância do envolvimento de todos os diretores e colaboradores para o sucesso das ações e as principais certificações voltadas para as clínicas de diagnóstico por imagem foram alguns do outros temas abordados na live que pode ser conferida no canal da Aleph Consultoria no Youtube. Se você perdeu ou quer rever a apresentação, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KRgFjT0tWJ8.

O Sindimagem e a Aleph Consultoria agradecem a participação de todos!

#AlephConsultoria #Sindimagem #padi #ona #acreditação