Palestra do Sindimagem aborda a apuração de custos de exames

No dia 24 de março, o Sindimagem iniciou seu ciclo de palestras voltadas para os filiados com a abordagem de um tema de grande interesse de todos: como entender a composição e calcular o preço mínimo que as clínicas podem praticar em cada exame.

Durante quase duas horas e meia, os especialistas Carlos Jefferson dos Santos e Leonardo Dionízio da Costa falaram sobre apuração de custo, lucratividade, perdas, composição de receita, despesas fixas e variáveis, diretas e indiretas dos serviços.

Cálculo do custo

Eles explicaram, por exemplo, que para o cálculo do custo de um serviço é necessário considerar aspectos, como o valor e perfil da mão de obra, se todos os profissionais realizam os mesmos exames, o tempo médio de execução de cada tipo de exame, os equipamentos usados e seu consumo e até o não comparecimento de pacientes agendados. A atenção aos pontos que podem gerar distorções também é fundamental.

Os palestrantes apresentaram exemplos práticos de métodos de apuração de custos para o cálculo de preços médios, que podem respaldar a cobrança do serviço e evitar que a empresa tenha prejuízo. Eles enfatizam que, além de conhecer seus custos, as empresas também têm o desafio de aperfeiçoar sua gestão comercial visando melhorar as negociações com as fontes pagadoras. “Não devem focar apenas em volume, como fizeram durante anos, mas buscar melhores negociações para evitar prejuízos”.

Remuneração do serviço

O presidente do Sindimagem, Marcelo Lauar, ressaltou que o objetivo da palestra foi ajudar os filiados a entender seus custos para que possam buscar melhorar a remuneração de cada serviço. Ele citou que há anos o setor sofre com a falta de reajustes por parte dos compradores e, recentemente, passou também a ser pressionado a reduzir valores e afirmou que o Sindicato está pronto para trabalhar por essa melhoria da remuneração, defendendo os filiados.

Ele também orientou os filiados a usarem o canal de diálogo aberto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para denunciar as operadoras de planos de saúde que não cumprem contratos, glosam exames, não pagam contrastes e não aplicam reajustes. Para as denúncias, basta acessar o site www.ans.gov.br.

Novos eventos

Os filiados parabenizaram o Sindimagem pela realização da palestra, a primeira de uma série que terá continuidade com a abordagem de outros temas relevantes. Fiquem atentos ao site e às redes sociais do Sindimagem e confiram a programação dos próximos eventos.’

Facebook
Twitter
LinkedIn